quinta-feira, 30 de agosto de 2007

1. Tipos de Hipertexto

Hipertexto Construtivo: Podemos usar o Wikipedia como exemplo, já que é possível acrescentar informações em suas notícias, tornando-as mais completas. O usuário pode ler os textos e “modificá-los”, não apagando informações, mais as ampliando.
http://www.wikipedia.org/

Hipertexto Exploratório: Sites de notícias são grande exemplo, já que podemos ler as informações, mas não podemos comentá-las na maioria das vezes, muito menos acrescentar conhecimento.
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI1869313-EI2045,00.html

2. Tipos de Hiperlinks

Links estruturais: Ajudam o usuário a se localizar e a navegar nos sites com mais facilidade, são comuns em páginas de pesquisa como o google, que te disponibiliza várias opções para encontrar o que se procura como, por exemplo: web, imagem, notícias e etc.
http://www.google.com.br/

Links Associados: É quando existe uma conexão de assuntos, quando clicamos em uma matéria e a mesma nos remete a mais informações do assunto em questão, como, por exemplo, ao pesquisar Paris no wikipedia, links associados irão sugerir como: uma leitura sobre a França, sobre a Torre Eiffel, gerando um ciclo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paris

3. Característica do hipertexto

Multilinear: aponta vários caminhos, que podem ser seguidos pelos usuários, dependendo do tipo de leitura e informação que se deseja ter.

Estrutura de rede: É o histórico, a conexão que nos levará a outras informações em uma rede.

Não-lineariedade: Não existe um caminho pronto e estabelecido, devemos criá-lo para direcionar nossas escolhas, a fim de criar nossa interpretação de informação.

Modularidade: quando começamos a ler uma nota, esta mesma nos leva a diversos links que podem completar a noticia e facilitar a codificação. Se ela estiver “modulada”, não iremos encontrar assuntos aleatórios durante o percurso, visto que ela irá tratar das vertentes da noticia, sem ampliar demais o assunto em pesquisa.

4. Utilizando a ficção hipertextual encontrada na gincana (aula prática anterior), explicar:

a) A ficção encontrada é multilinear, linear ou não-linear? Justifique.

Ela é multilinear, já que disponibiliza varias informações sobre a novela, e o próprio usuário decide o que prefere ler, se são os capítulos, os bastidores, a trilha sonóra, os personagens entre outros, criando assim o seu “caminho”.

b) a ficção encontrada é diferente da leitura dos textos impressos? Justifique.

Sim. Em textos impressos a opção de “caminhar” por onde se quer não existe. O texto já está redigido, e não te "linka" informações associadas, nem te permite ler o meio do livro antes do final, já que assim o entendimento do mesmo fica impossível.

c) Pode-se dizer que o seu blog da disciplina constitui-se em uma escrita coletiva? Explique.

Não. A única pessoa autorizada a postar é a que possui a senha e o login. É permitido comentários, o que não modifica a minha escrita, mas a avalia.

5. Pode-se dizer que um fotolog é uma virtualização? Explique.

Sim. O virtual é um não lugar, não se pode sentir, mas podemos vincular imagens e escrita, tudo de uma forma virtual, irreal.

6. Visite: http://www.ciberpoesia.com.br a partir da sua experiência no site, discuta se o hipertexto pode ser compreendido como texto sem autor.

No site ciberpoemas, podemos ler interagir e fazer, o que demonstra que o hipertexto possui autor, mas nem sempre ele é o protagonista do poema.
Os textos são assinados por Ana Claúdia e Sérgio Capparelli, mas podem receber a interação de qualquer pessoa, refletindo na escrita coletiva, essa sim não tem autor, tem autores.

Um comentário:

raquel disse...

OK, boas respostas.